sábado, 4 de junho de 2011

MEMORIAL DE LIBRAS


Antes mesmo de começar a estudar libras, eu já tinha medo de não conseguir assimilar o que seria passado, mas depois que comecei a estudar, notei que não era esse bicho de sete cabeças. Estudar esta língua de sinais me fez ir a diante com o pensamento de fazer especialização em LIBRAS. Gostei muito, e o modo como a professora ensinava cada sinal era dinâmico e isso fez com que eu me apaixonasse ainda mais.
Foi muito gratificante conhecer o estudo da libras, pois agora sabemos como é ruim sentir-se excluído por muitos. E nos como professores precisamos cada vez mais nos qualificar e estar sempre prontos para incluir as crianças com qualquer tipo de deficiência.
Muitos assuntos foram abordados como:
Configuração das mãos: São formas das mãos que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros ou esquerda para os canhotos), ou pelas duas mãos.
3 Movimento: Os sinais podem ter um movimento ou não. Por exemplo, os sinais PENSAR e EM-PÉ não têm movimento; já os sinais EVITAR e TRABALHAR possuem movimento.
2.4 Expressão facial e/ou corporal: As expressões faciais / corporais são de fundamental importância para o entendimento real do sinal, sendo que a entonação em Língua de Sinais é feita pela expressão facial.
entre outros...
A grafia: os sinais em LIBRAS, para simplificação, serão representados na Língua Portuguesa em letra maiúscula. Ex.: CASA, INSTRUTOR.
3.2 A datilologia (alfabeto manual): usada para expressar nomes de pessoas, lugares e outras palavras que não possuem sinal, estará representada pelas palavras separadas por hífen. Ex.: M-A-R-I-A, H-I-P-Ó-T-E-S-E.
Os verbos: serão apresentados no infinitivo. Todas as concordâncias e conjugações são feitas no espaço. Ex.: EU QUERER CURSO.
3.4 As frases: obedecerão à estrutura da LIBRAS, e não à do Português. Ex.: VOCÊ GOSTAR CURSO? (Você gosta do curso?)
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